IMPRENSA



RELEASE

BH ABRE AS CORTINAS PARA UMA NOVA COMPANHIA DE TEATRO

Inpuros Cia & Teatro cria espetáculo ao modo Clarice Lispector e inicia temporada no SESC Tupinambás


“Até tu, Bruta?” é a primeira montagem da [In]puros, Cia & Teatro, livremente inspirado na obra “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector. Com a montagem deste espetáculo, a companhia comprova o interesse pela investigação da arte dramática e da estética contemporânea.

Esse agrupamento teatral foi criado, em agosto de 2011, a fim de produzir um trabalho artístico com uma estética única que expressa toda a intensidade no entrelaçamento de sentimentos.

A [in]puros cia&teatro é assim, nasceu em Minas Gerais e tem histórias, contos, poesias e causos pra contar. “Nós tentamos e testamos a arte em tudo o que fazemos, com o principal objetivo de pesquisar novos caminhos e descobertas, de inúmeros cantos e encantos”, disse Luciano Oliveira, diretor do espetáculo "Até tu, Bruta?".

HISTÓRIA

A [in]puros cia&teatro surgiu em 2011 com linguagem teatral a partir de diferentes inquietações, [in]certezas e questionamentos. O diretor de "Até tu, Bruta?", Luciano Oliveira, explica o nome da companhia:

"A pureza, palavra que tanto interesse desperta em nossos artistas, por sua “incontestável” forma de adulteração em seu significado, foi questionada em sua própria leveza de ser. Podemos distinguir a verdade da mentira? O correto do errado? Ou somente o claro do escuro e o impuro seria, portanto, o âmago da Pureza? Nasceu assim o nome da nossa companhia de teatro, com um propósito comum: a montagem criativa de um espetáculo e a união de diversas linguagens artísticas em um mesmo processo: o teatro de atores, o teatro de animação, a música, a dança, o vídeo, o cinema, etc."

Luciano destaca ainda que a Inpuros cia&teatro foi um projeto dos atores Danilo França e Renata Silva, formados no curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP):

"Eles me procuraram com o objetivo de criar um grupo de teatro em Belo Horizonte e desenvolver sua própria dramaturgia, formado por artistas que não têm o perfil do chamado tradicional teatro comercial de entretenimento. A [in]puros cia&teatro foi criada para despertar emoções, reflexões, provocações e questionamentos."

O ESPETÁCULO

O espetáculo "Até tu, Bruta?", apresenta linguagem artística contemporânea, resultante do choque de experimentação e criação entre diversas linguagens: teatro de atores, teatro de formas animadas, audiovisual e música. Sua dramaturgia é resultante de um laboratório de improvisações cênicas e sonoras (vocais e instrumentais) dos atores e músicos, realizadas com imagens disparadoras sugeridas pela obra "A Hora da Estrela". Além disso, as poéticas resultantes das relações teatro de atores/teatro de formas animadas (bonecos, objetos, sombras, máscaras e formas)/música e audiovisual, constituem valiosas fontes para a tecitura do texto teatral e para a sua montagem.

Dramaturgicamente, a Inpuros cia&teatro assume um enorme desafio destrinchar a obra de Clarice Lispector em busca das várias Macabéas ali existentes e construir a nossa própria versão. A atriz Renata Silva, que interpreta a personagem Maria Chiquitita, reflete sobre sua fonte de inspiração “Elas podem ser gente, abstrações, bichos (um cachorro, como mencionado por Lispector), flores, buraco, amor, silêncio, fraqueza, pedra, purpurina, poesias, arvores, mercedes amarelas ou até mesmo estrelas. A personagem de Clarice Lispector confunde-se com a própria autora e com os outros personagens do seu romance. Todos podem ser Macabéa. E ela pode ser tudo.”

SINOPSE

“Até tu, Bruta?” contém uma história perturbadora e manifesta sentimentos fortes e pensamentos profundos. Uma montagem de gênero misto (drama trágico-cômico) que narra a história de uma nordestina órfã e semianalfabeta, Maria Chiquitita, que se muda para Belo Horizonte e se apaixona por um homem negro, rude e preconceituoso, o Alemão.

A partir daí, descreve forte confronto entre uma mulher mercenária e vingativa, a Verônica, e um andrógino esquizofrênico conhecido por Rhobea. Para completar o ciclo de personagens, apresentase a vidente Madame Clecy, uma boneca despedaçada que cobre o coração de Chiquitita de desejos, angústias, dramas e sonhos.

PATROCÍNIO

Criada a companhia e dado o nome ao espetáculo, a Inpuros precisava encontrar uma fonte de financiamento e de gestão. O projeto para montagem do espetáculo “Até tu, Bruta?” foi enviado para aprovação nas leis estadual e municipal de incentivo à cultura. Passados alguns meses, saíram às aprovações nas duas.

Em junho de 2012, o Banco Bonsucesso entrou em contato com o grupo informando que a Carbel Veículos (www.carbel.com.br/) seria a patrocinadora do projeto, aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Em outubro do mesmo ano, foi assinado o contrato de cessão de um espaço no SESC Tupinambás, assim como do seu teatro para os ensaios e também para a temporada de “Até tu, Bruta?”.

ESPETÁCULO: ATÉ TU, BRUTA?
DURAÇÃO: 90 minutos
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 16 anos
DATAS: 16,17,18,20,23 e 24 de março (sábados, segunda e quarta às 20h, domingos às 19h)
LOCAL: Teatro Sesc Tupinambás – Rua dos Tupinambás, 908 – Centro
INGRESSO: Os ingressos distribuídos 1 hora antes de cada apresentação, mediante a entrega de 1kg de alimento não-perecível.

FICHA TÉCNICA

Texto: Criação Coletiva
Encenação/Dramaturgismo/Trilha Sonora: Luciano Oliveira
Assistente de Direção: Renata Silva
Elenco: Bén Johnson, Danilo França, Luciana Pires e Renata Silva
Direção Musical/Preparação Corporal e Vocal: Nete Barros
Composição e Execução Musical: Nete Barros e Caio Ornelas
Cenografia e Figurino: William Rausch
Assistente de Figurino: Cláudia Fraguas
Maquiagem: Gabriela Dominguez
Costureira: Tayres Scatolin
Cenotécnico: José Geraldo Martins
Direção de Manipulação: Sol Zofiro
Criação e Confecção de Boneco: Aline Midori
Criação e Operação de Luz: Walter Parente
Criação Audiovisual: Ricardo Macêdo
Técnico de Som: Coco (Alexandre Voss)
Assessoria Jurídica: Marli Pires
Assessoria de Imprensa/Criação Gráfica: Eric Colini
Produção Geral: Herivelto Campos

---------------------
SITE: http://inpurosciaeteatro.blogspot.com.br/
FACEBOOK: www.facebook.com/inpuros
TWITTER: @inpuros
---------------------

INFORMAÇÕES

Eric Colini (31) 9704-8822
impuros@gmail.com
FOTOS: Solicite as fotos oficiais do espestáculo através do e-mail inpuros@gmail.com