ESPETÁCULO "ATÉ TU, BRUTA?"



Sua primeira produção teatral é o espetáculo "Até tu, Bruta?", livremente inspirado em “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector. Tal montagem apresenta uma linguagem artística contemporânea, resultante do choque de experimentação e criação entre diversas linguagens: teatro de atores, teatro de formas animadas, audiovisual e música. Sua dramaturgia é resultante de um laboratório de improvisações cênicas e sonoras (tanto vocais como instrumentais) dos atores e músicos, realizadas com imagens disparadoras sugeridas pela obra "A Hora da Estrela". Além disso, as poéticas resultantes das relações atores/objetos/formas animadas, constituem valiosas fontes para a tecitura do texto teatral e para a montagem do mesmo.

O espetáculo “Até tu, Bruta?” busca uma linguagem contemporânea por meio do hibridismo, que cruza o teatro de atores, teatro de formas animadas (bonecos, objetos, sombras, máscaras e formas), música e audiovisual. O desejo de mostrar Macabéa por meio de um espetáculo híbrido se dá pela multiplicidade de Macabéas existentes em uma só. Dramaturgicamente, será um enorme desafio destrinchar “A Hora da Estrela” em busca das várias Macabéas ali existentes, e construir a nossa própria versão de Macabéa. Desafio maior ainda será montar um espetáculo a partir dessas Macabéas diversas. Elas podem ser gente, abstrações, bichos (um cachorro, como mencionado por Lispector), flores, terra, capim, lixo, buraco, amor, silêncio, fraqueza, fome, dissabor, pedra, diamante em estado bruto, ouro, pó, purpurina, poesias, chuva, árvores, mercedes amarelas ou até mesmo estrelas. As Macabéas de Clarice Lispector confundem-se com a própria autora e com os outros personagens do seu romance. Será essa alagoana o também alagoano Olímpico e/ou os cariocas Raimundo, Glória e Madame Carlota? Todos podem ser Macabéa. E Macabéa pode ser tudo. Estranho, não?

Por que levar Macabéa para o povo se ela acredita que o destino é que lhe reservou aquela péssima sorte (se é que há sorte em sua vida) e ela não pode fazer nada para mudar? Entretanto, buscando a resposta deste questionamento com uma nova pergunta ("Quem nunca se sentiu impotente diante das circunstâncias da vida?"). O que o espetáculo busca é apresentar esse ser humano multifacetado, cheio de incertezas e ao mesmo tempo cheio de si e feliz com seu posicionamento diante do mundo. Mostrar Macabéa por meio de uma linguagem híbrida é possibilitar ao público um encontro consigo mesmo e com seus pares.